O CHIQUEIRO

quarta-feira, janeiro 12, 2005

Há Petróleo na Ilha do Príncipe

Neste país não se pode ter sucesso.
Como alguém disse, esta sociedade mesquinha não perdoa o sucesso a ninguém.

O país anda mais uma vez em alvoroço por causa de umas hipotéticas férias que o ministro Morais Sarmento terá passado na ilha do Príncipe. Só há alarido quando alguém dá azo a isso; não me parece ser o caso.

Critica-se o facto de o ministro ter utilizado um avião particular na deslocação a S. Tomé e Príncipe em que foram gastos à volta dos 60.000 Euros, dinheiro esse que poderia ter sido aproveitado em prol da "plebe". Como se isso ainda não bastasse, o ministro instalou-se por um dia na Ilha do Príncipe num "resort" de luxo aproveitando para dar um mergulho nas profundezas do oceano.
Tudo isto às custas do erário nacional, criticam as más-línguas.
Vêm depois a lume as acusações, as contra acusações, as contradições, os disparates e boçalidades quer a favor quer contra este tipo de situações.

O que os portugueses não sabem é que esta era para ser uma missão altamente secreta protagonizada pelo ministro. Nem o ministro das Actividades Económicas sabia disso.
Numa altura em que as atenções deveriam estar viradas para a trupe que se deslocou à China, Morais Sarmento, deslocou-se a S. Tomé e Príncipe "sob a capa" de uma cooperação entre as televisões públicas dos dois países.
Nada mais errado.
O ministro foi a S. Tomé e Príncipe à procura de petróleo.
A aparelhagem que levava na bagagem supostamente para a televisão de S. Tomé, não passava afinal de equipamento electrónico de prospecção petrolífera. E foi o próprio ministro quem fez o mergulho, pondo em risco a própria vida apesar de ter uma paixão por caça submarina, para analisar o fundo do mar verificando in Loco da existência ou não de petróleo.
Mais uma vez, a comunicação social veio a lume lançar suspeições sobre as boas intenções de mais um ministro.
É caso para dizer, lá foi o negócio por água abaixo.

terça-feira, janeiro 11, 2005

Tweenies

Li este Domingo um artigo perturbador sobre a nossa sociedade, na revista Publica que fala sobre a "Geração Tweenie" aqui e aqui.
Ainda não tenho filhos e considero-me liberal e um tanto ou quanto libertino, mas a dita reportagem deixou-me perturbado e a pensar se vou ter um filho para ser obrigado a aceitar aquelas "liberdades".
Em relação às roupas, tatuagens, piercings, net, telemóveis, musica etc... aceito e compreendo a evolução que é natural, em relação ao álcool e tabaco aos 12 anos ou menos é que não.
A discoteca "Paradise Garage" em Lisboa, às sextas-feiras, enche-se de crianças cuja média de idade ronda os 13, 14 anos ou menos, com conhecimento e consentimento dos pais, que provavelmente não estão para aturar as birras dos meninos. Ao que parece são crianças pertencentes a uma classe social acima da média. Os pais dizem que é complicado, pois existe o risco dos filhos serem marginalizados pelos amigos no caso de lhes serem recusados esse tipo de diversões.
Não concebo um miúdo de 15 anos ou menos a beber vodka pura e os pais a "assobiarem" para o lado, como se fosse a coisa mais natural do mundo.
Onde está a fiscalização???!!! Será a mesma que obriga a ter em qualquer café um cartaz a dizer "Proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 16 anos"!!!!????
Que andam a fazer as autoridades competentes? Não digam que desconhecem a situação.
Aceito, como futuro pai, levar um filho meu a uma discoteca para se começar a ambientar às diversões nocturnas, mas isto vai para além do meu "liberalismo".
Um país que tenta desesperadamente, e nem sempre da melhor maneira, combater os acidentes rodoviários muitos deles provocados pelo excesso de alcool, está a dar este belissimo exemplo aos futuros condutores deste país.
Desgraçado do país em que já não bastava que aos 13 anos jovens serem obrigados a trabalhar, faltava agora esta situação.
Será que quem estava certo eram aquelas pessoas que davam "sopas de cavalo cansado" aos filhos???

terça-feira, janeiro 04, 2005

Eleições (Parte II)

Acabei de ouvir as declarações do ex-candidato, em segundo da lista pelo distrito do Porto para as próximas legislativas!!!
E lá apareceu o Dr. Pôncio Monteiro, no seu melhor estilo, a disparar para todos os lados.
Meteram-se com quem não deviam, e assim como nós todos, tiveram o que mereceram

segunda-feira, janeiro 03, 2005

Eleições

Mas que merda de país é este, em que existe um partido (P.S.D) que escolhe o Dr. Pôncio Monteiro(advogado, segundo a comunicação social; economista para mim), como segundo da lista pelo distrito do Porto nas próximas legislativas!!!
Em que é que se distinguiu este senhor, a não ser nos pseudo-comentários desportivos televisivos durante alguns anos em que apenas demonstrou o seu facciosismo?
Que contributos é que este senhor trouxe à sociedade ou ao país?
Será isto uma tentativa de aproximação ao F.C.P.?? Se não me engano ele foi corrido, em tempos, pelo presidente do F.C.P.
Vai ser com este candidato que o P.S.D. vai ganhar as eleições no distrito do Porto???!!!
Ao que chegamos!! Já não basta o chorrilho de mentiras que se dizem em campanha eleitoral (da esquerda à direita), só me faltavam candidatos desta estirpe.
Muito mal vai este país. Mas temos o que merecemos